Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é o novo marketing.

Como sua empresa se diferencia num oceano de informações, anúncios e outras distrações digitais que ocupam todo o tempo dos seus clientes na internet?

A resposta é simples: Marketing de Conteúdo!

Neste artigo vamos explicar como atrair clientes e leads para seu negócio apenas criando conteúdos relevantes.

Assim, vamos mostrar uma abordagem passo a passo sobre como criar histórias que informem, entretem e provocam os clientes a agir.

Marketing de conteúdo é criado pensando no cliente e entregue para ele na hora certa.

Além disso, marketing de conteúdo é sobre posicionar seu negócio como uma autoridade.

Mais importante, é aquele que os clientes compartilham e consomem com prazer.

Independente do seu cargo na empresa, essa é uma leitura obrigatória para quem busca entender o novo jeito de fazer marketing.

Boa leitura!

Conteúdo é o novo Marketing

O marketing tradicional se baseava na premissa de que falar mais alto que seus concorrentes sobre o quanto seu produto ou serviço é bom, era suficiente para atrair novos clientes.

Mas, como já deve imaginar, essa abordagem é focada somente na empresa e não no consumidor.

Mais importante, o novo consumidor está cada vez mais digital, conectado e informado.

Assim, ele quer fugir do ruído e consumir informações relevantes.

Portanto, peças publicitárias genéricas já não funcionam mais.

O consumidor quer mensagens alinhadas as suas necessidades e não mensagens que falam apenas sobre as vantagens de um produto, serviço ou marca.

Certamente, o futuro do marketing é o marketing de conteúdo e os vencedores nesta mudança serão as marcas que conseguirem contar histórias para seu público com maestria.

No entanto, apesar de o marketing de conteúdo ser um conceito relativamente novo, o termo foi cunhado no início dos anos 2000, mas seus princípios remetem a mais de 100 anos atrás.

Assim, essa nova disciplina tem evoluído rapidamente e tipo grande aceitação pelos profissionais do mercado e pelos consumidores.

5.000 mensagens de Marketing todos os dias

O tempo todo, os consumidores são bombardeados por mensagens de marketing.

Assim, desde quando saem de casa pelas manhãs até retornar e desligar a TV antes de dormir, chegam mais de 5000 mensagens de maketing por dia.

Se o consumidor está saturado, imagine também o quão difícil é para uma empresa se destacar em meio a todo este ruído!

Então, tudo isso ocorre pois o modelo tradicional de marketing se baseia na comunicação de vantagens e serviços dos produtos que as empresas vendem, e não nos interesses do consumidor em si.

Portando, com esse alto volume de mensagens de marketing incomodando o consumidor a todo momento, o único jeito de conseguir a atenção dele e o marketing de conteúdo.

Para entrar nesse mundo do marketing, é necessário entender a fundo o que o consumidor gosta e necessita e produzir conteúdo relevante para suprir essa necessidade.

Isso faz com que a confiança do consumidor aumente e também reduz muito os custos de marketing das empresas, por ser um formato diferente da publicidade tradicional.

Por exemplo, fizemos um artigo explicando Como Transformar sua página particular do Facebook em uma Fanpage profissional e aproveitar as curtidas?

Esse conteúdo é muito relevante, principalmente para os novos empreendedores digitais e para as novas empresas que estão se inserindo na internet.

Porém, antes de entrar de vez no mundo do marketing de conteúdo, o primeiro passo é saber o que sua empresa espera dele e quais são as etapas que você vai ter que vencer.

Os níveis do Marketing de Conteúdo

Para entender como adotar o marketing de conteúdo, é preciso entender quais são seus níveis.

Assim, se você produz ou já começou a gerar conteúdo, você provavelmente estará em um dos 3 níveis abaixo:

A empresa entende o papel do conteúdo

Nesse cenário, seu conteúdo funciona para se destacar em meio ao barulho gerado pela publicidade e a poluição de informações e através disso, pessoas eventualmente descobrem o seu produto.

Por exemplo, bem comum, são as empresas que já produzem conteúdo, já atraem leitores para seus sites e perceberam que conteúdo gera negócios.

Líder de pensamento

Como um líder de pensamento, sua marca já cria conteúdo que fornece valor além do escopo de seu produto, para estabelecer sua empresa e seus autores como experts.

Assim, neste estágio, as empresas já possuem autoridade e são consideradas fontes especializadas.

Contadora de histórias

Com uso de storytelling, você fornece a seus consumidores uma ligação emocional com a marca.

Portando, a mensagem geral da marca inspira e mostra que a empresa se importa com o que as pessoas realmente necessitam.

Além disso, a história da empresa é emocionalmente honesta e por isso os consumidores tendem a comprar da sua empresa.

Antes de criar, conheça seu público

Hoje não trabalhamos mais o público alvo, hoje trabalhamos o marketing em cima da criação de personas.

Uma persona é uma representação fictícia da sua audiência, do seu cliente ideal.

O processo de criação de persona é muito simples.

Assim, é preciso descrever seus clientes e entender suas características demográficas.

Qual sua idade, sexo, condições financeiras, preferências?… etc.

Porque essa persona precisa da sua empresa e do seu conteúdo?

Como sua empresa pode ajudá-lo?

Uma vez que você tenha criado personas para sua audiência, é hora de colocar a mão na massa e criar conteúdos que abordem assuntos nos quais seu público pode estar interessado.

SEO e Mídias Sociais

Uma vez que a criação de conteúdo se tornou uma realidade na sua empresa, é necessário distribuir esse conteúdo aos leitores e assim aumentar o consumo.

Mas, é importantíssimo planejar muito bem o SEO, para uma estratégia com otimização nos buscadores.

Marketing de Conteúdo
Case: Sua Odontologia

Certamente, as mídias sociais são muito importantes, mas a cada dia que passa surge uma nova rede social, por isso é importante escolher aquelas nas quais as suas personas estão e consomem conteúdo ativamente.

Por exemplo, se o seu público alvo é infanto juvenil, não faz sentido estar no Linkedin.

Da mesma forma que se seu público alvo é mais formal e na terceira idade, possivelmente eles não estarão no Pinterest.

Além de saber escolher as redes sociais certas, é necessário uma estratégia, ela se baseia no formato 6-1 – a cada 6 conteúdos relevantes você faz 1 conteúdo de vendas.

Mais importante, reforçando o que já foi dito: para garantir que seu conteúdo será encontrado é otimizá-lo para buscadores, investindo em SEO.

É necessário uma pesquisa para o planejamento dos conteúdos, assim conseguimos encontrar os principais termos de pesquisa e dúvidas das suas personas.

Métricas de resultados

Se sua estratégia está rodando, é importante metrificá-la para garantir a continuidade e melhorias constantes.

Portanto, existem 4 grupos principais de métricas quando se fala em marketing de conteúdo:

  • Consumo;
  • Compartilhamento;
  • Geração de Leads;
  • E o mais importante: VENDAS.

Cada uma delas tem um papel único e importante.

Assim, é preciso que você entenda cada uma delas e acompanhe constantemente.

Métricas de consumo de conteúdo

Elas servem para saber se as pessoas estão lendo, assistindo e realmente sendo impactadas pelo conteúdo criado.

Métricas de compartilhamento

As métricas de compartilhamento incluem ações como:

  • curtidas;
  • compartilhamentos;
  • tweets;
  • envios por e-mail.

Certamente, métricas de compartilhamento são a melhor indicação de que seu conteúdo tem feito as pessoas falarem sobre sua empresa e quanto eles se interessam pelo assunto.

Marketing de Conteúdo
Case: Escola Alfa Curso e Consultoria

Geração de Leads

A capacidade de o conteúdo ser monetizado no futuro também vale a pena ser avaliada.

Você pode avaliar isso por meio das métricas de geração de leads.

Leads são pessoas que compartilham suas informações de contato com a empresa através de preenchimento de formulários, cadastros em newsletters, etc.

Assim, as métricas de geração de leads incluem taxa de conversão de visitantes em leads, números de leads totais, número de leads qualificados, etc.

Marketing de conteúdo
Case: Escola Alfa Curso e Consultoria – 5.756 leads gerados

Vendas

Métricas de vendas são calculadas baseado no número de pessoas que foram expostas ao seu conteúdo e efetivamente comprarmam e se tornaram clientes.

Mas, é bem mais simples de medir retorno financeiro quando o conteúdo está diretamente ligado a um indicador financeiro.

Por exemplo, receita por leitor de blog, ticket médio dos usuários expostos a uma campanha, etc.

Portanto, sabendo usar esses quatro grupos de métricas você conseguirá entender e revisar sua estratégia de marketing de conteúdo constantemente.

Medir é importando para sempre melhorar.

Resumindo

Se sua empresa busca entender o novo consumidor e se destacar em meio a um oceano de informações no qual você costumava ser só mais um, o jeito mais óbvio e mais fácil é através da adoção do marketing de conteúdo.

Em suma, marketing de conteúdo significa produzir conteúdo que fala menos sobre você e mais sobre as necessidades dos clientes.

Leia também: Marketing: as 22 leis consagradas

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