Busca Interna: Qual a importância para o seu SEO?
Primeiramente, a análise de SEO busca incessantemente compreender o comportamento do usuário e assim conseguir melhorar a experiência do mesmo, fidelizando-o ao seu site.
Uma das maneiras mais eficazes de entender o usuário é através das buscas internas no seu site.
A busca interna é fenomenal para essa análise de dados e se você ainda não tem uma em seu site, está perdendo tempo.
Conheça a usabilidade da busca interna
Nesse sentido, é de suma importância lembrar que a caixa de busca interna do seu site não deixa de ser um call-to-action.
Portanto, é interessante que ela tenha um certo destaque e chame atenção do usuário.
O local mais indicado para colocar a busca interna é próximo ao menu de navegação, por ser um local prático.
Já que o usuário já visualiza rapidamente a barra de pesquisa, não precisando procurar pelo site todo.
Como funciona a busca interna para o SEO
Em síntese, é necessário configurar a busca interna para que cada busca seja com uma URL de acordo com a palavra-chave que foi pesquisada pelo usuário.
Nesse caso, palavra-chave corresponde ao que o usuário digitou na caixa de busca.
Mas atenção, embora as URLS sejam criadas de acordo com a palavra-chave usada, não é bacana indexar essas páginas, pois esse conteúdo pode acabar sendo duplicado.
O resultado da busca interna no site, como usar para análise de SEO?
Nesse ínterim, você pode utilizar esses resultados da busca interna para analisar o comportamento do usuário dentro da sua página.
Como por exemplo, quais páginas originam a maior parte das buscas e quais palavras-chaves são utilizadas.
Assim, fica muito mais fácil identificar a falta de algum conteúdo que seria relevante para o site e está faltando.
Da mesma forma, é uma maneira de orientar a criação de conteúdo do site, pois é possível verificar quais conteúdos são procurados nas páginas.
Através da análise das porcentagens de pessoas que abandonam o site após uma pesquisa, é possível verificar quais conteúdos não existem e mais, que são relevantes para aqueles usuários e de extrema importância que sejam produzidos.
Como também, caso exista uma alta porcentagem de pessoas abandonando o site, podemos entender que a busca está ineficiente.
Verificar o tempo que os usuários permanecem no site após efetuar a busca é uma forma importante de entendê-los também.
Em suma, os dados resultantes de uma busca interna pode ser uma maneira eficaz de entender o comportamento do usuário perante seu site e entender o que ele espera conter em suas páginas.
Portanto, uma vez possuindo essas informações, é possível melhorar o conteúdo do site, abordando assuntos relevantes para seus usuários, com o intuito de fideliza-los e fazer com que eles fiquem o máximo de tempo no seu site.
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- Written by: Thiago Rocha
- Posted on: 13 de julho de 2021
- Tags: GOOGLE, Marketing, marketing digital